Auditoria, de modo geral, engloba o exame das atividades, operações, processos, sistemas e responsabilidades gerenciais de uma determinada empresa, tendo como objetivo verificar se estão em conformidade com o planejamento, normas ou padrões previamente estabelecidos.
O termo auditoria, segundo Sá (1998), tem origem no latim, vem de audire, o ouvinte, aquele que ouve. Para Attie (1998), o termo deriva da expressão inglesa to audit, que significa examinar, ajustar, corrigir, certificar, posteriormente passou a ser utilizado pelos ingleses no sentido de revisão (auditing).
Definição: Auditoria contábil é o trabalho realizado por auditor independente, que abrange o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, tendo como principal objetivo analisar as demonstrações financeiras e opinar se os dados divulgados correspondem à realidade da empresa, assegurando e fornecendo maior credibilidade e transparência aos usuários das informações.
A auditoria independente conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TA 200) tem a função de: “Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, devido à fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.”
Como Trabalhamos: Nosso trabalho é realizado de acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria, aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade e vigentes a partir de janeiro de 2010. As novas Normas estão convergidas ao padrão internacional, ou seja, de acordo com as International Standards on Auditing (ISAs) emitidas pelo International Federation of Accounting (IFAC).
As Normas Profissionais do Auditor Independente (NBC PA) e Normas de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC TA) estão disponíveis para consulta neste link (clique aqui)
Definição: Auditoria interna é o trabalho realizado para garantir que os procedimentos internos da companhia sejam cumpridos de forma adequada. É um importante instrumento de governança, no qual possui como objetivos verificar a existência de políticas, normas e procedimento, revisar e avaliar a qualidade desses parâmetros, a adequação, cumprimento e aplicação do controle contábil, financeiro e operacional na empresa.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TI 01), “A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.”
Como Trabalhamos: Nosso trabalho é realizado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicáveis aos trabalhos de Auditoria Interna.
As Normas Profissionais do Auditor Interno (NBC PI) e Normas de Auditoria Interna (NBC TI) estão disponíveis para consulta neste link (clique aqui)
Definição: Auditoria condominial é o trabalho realizado por auditor independente, que abrange o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, tendo como principal objetivo analisar as pastas de prestações de contas e opinar se os dados divulgados correspondem a realidade do condomínio, assegurando e fornecendo maior credibilidade e transparência aos usuários das informações.
É importante destacar que a auditoria de condomínios não se confunde com trabalhos investigativos destinados a identificação de fraudes. Nós da Gaeta & Ozawa também realizamos esse tipo de prestação de serviços, no entanto, atendendo Normas Profissionais específicas, vide tópico: “Prevenção e Detecção de Fraude”.
Como Trabalhamos: Nosso trabalho é realizado de acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria, aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade e vigentes a partir de janeiro de 2010. As novas Normas estão convergidas ao padrão internacional, ou seja, de acordo com as International Standards on Auditing (ISAs) emitidas pelo International Federation of Accounting (IFAC).
As Normas Profissionais do Auditor Independente (NBC PA) e Normas de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC TA) estão disponíveis para consulta neste link (clique aqui)
Definição: O trabalho de Revisão das Demonstrações Financeiras é realizado para fornecer um nível de segurança limitada aos usuários, expresso na forma de asseguração negativa, de que as informações sujeitas à revisão estão livres de distorção relevante (Ex.: “Com base em nossa revisão, não temos conhecimento de nenhuma modificação relevante que deva ser feita nas informações contábeis...”).
A Revisão das Demonstrações Financeiras compreende duas Normas, sendo a NBC TR 2400 específica para execução dos trabalhos por auditor independente quando este não é o auditor da entidade, e a NBC TR 2410 para o auditor independente, que é o auditor da entidade contratado para realizar a revisão das informações contábeis intermediárias.
As Normas Brasileiras de Contabilidade para cada um dos tipos de Revisão salientam ainda que:
NBC TR 2400 - Trabalho de Revisão das Demonstrações Contábeis, “O objetivo de uma revisão das demonstrações contábeis é permitir ao auditor independente afirmar se, com base em procedimentos que não fornecem toda a evidência que seria exigida em uma auditoria independente, tomou conhecimento de algum fato que o leve a acreditar que as demonstrações contábeis não tenham sido elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável (asseguração na forma negativa).”
NBC TR 2410 - Revisão de Demonstrações Contábeis Intermediárias executadas pelo Auditor Independente da Entidade, “O objetivo do trabalho de revisão de informações intermediárias é permitir que o auditor expresse uma conclusão, caso ele, com base na revisão, venha a tomar conhecimento de algum fato que o leve a acreditar que as informações intermediárias não foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. O auditor faz indagações e executa procedimentos analíticos e outros procedimentos de revisão a fim de reduzir a um nível moderado o risco de expressar uma conclusão inadequada quando as informações intermediárias apresentarem distorção relevante.”
Como Trabalhamos: Nosso trabalho é realizado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à Revisão convergentes com as Normas Internacionais de Revisão emitidas pelo International Federation of Accountants (IFAC).
As Normas Profissionais do Auditor Independente (NBC PA) e Normas de Revisão de Informação Contábil Histórica (NBC TR 2400 e NBC TR 2410) estão disponíveis para consulta neste link (clique aqui)
Definição: O trabalho de Procedimentos Previamente Acordados é realizado para atender necessidades específicas do contratante, considerando trabalhos sobre informações contábeis e não contábeis, desde que o auditor independente tenha conhecimento suficiente do objeto da prestação de serviços.
Destacamos a seguir exemplos de trabalhos de PPA:
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TSC 4400), “O objetivo do trabalho de procedimentos previamente acordados consiste na aplicação, pelo auditor independente, de procedimentos de auditoria acordados entre o auditor independente, a entidade e, eventualmente, terceiros, com a consequente emissão de relatório com as descobertas de fatos especificamente constatados (doravante denominado "relatório com constatações factuais").”
Como Trabalhamos: Nosso trabalho é realizado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas aos Serviços Correlatos convergentes com as Normas Internacionais para Serviços Correlatos emitidas pelo International Federation of Accountants (IFAC).
As Normas Profissionais do Auditor Independente (NBC PA) e Normas de Serviços Correlatos (NBC TSC 4400) estão disponíveis para consulta neste link (clique aqui).
Definição: O Laudo de Avaliação Contábil é o documento que apresenta o resultado de um estudo técnico utilizado para apoiar processos de incorporação, fusão ou cisão de sociedades, de retirada ou ingresso de sócios, de encerramento de atividades ou operações específicas previstas em lei. Esse laudo deverá ser elaborado por auditor independente, considerando critérios de avaliação por valor contábil ou valor contábil ajustado a preços de mercado.
De acordo com a Norma e Procedimento de Auditoria (NPA 14), “A avaliação contábil consiste na determinação do valor de componentes específicos ou de todos os componentes do balanço patrimonial de uma entidade em determinada data. Assim, para fins dessa NPA, o laudo de avaliação poderá compreender:
(a) patrimônio líquido contábil (ou, ainda, o acervo líquido contábil formado por todos os componentes do balanço patrimonial);
(b) acervo líquido contábil formado por determinados ativos e passivos especificamente selecionados pela administração da entidade solicitante do laudo de avaliação.
Como Trabalhamos: Nosso trabalho é realizado de acordo com as Normas e Procedimentos de Auditoria emitidas pelo Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes (IBRACON).
A Norma e Procedimento de Auditoria para Laudos de Avaliação Emitidos por Auditor Independente (NPA 14) estão disponíveis para consulta neste link (clique aqui).
Definição: Inventário Físico de Ativos Fixos é a apuração dos bens imobilizados que a empresa possui e que deveriam estar classificados em conta contábil específica no Balanço Patrimonial (um dos Demonstrativos Contábeis). Essa apuração é realizada através de inspeção física, ou seja, contagem de todos os itens e confirmação que o resultado obtido representa o total registrado no sistema de controles da companhia.
Como Trabalhamos: Nosso trabalho está segregado em duas linhas de negócios específicas, sendo: (a) realização do inventário físico; e (b) auditoria do inventário físico.
(a) Realização do Inventário Físico: Oferecemos serviços em que nós da Gaeta & Ozawa efetuamos as contagens dos bens imobilizados, sem que a empresa precise direcionar seus empregados para essa atividade. Dependendo da necessidade do cliente, podemos também estender o trabalho e elaborarmos controles patrimoniais específicos por meio de chapas de identificação para esses itens.
Executamos o trabalho de acordo com as Normas Profissionais do Auditor Independente (NBC PA) e Normas de Serviços Correlatos (NBC TSC 4400), no qual se encontram disponíveis para consulta em: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/Default.aspx
(b) Auditoria de Inventário Físico: Diversas empresas preferem que os próprios empregados efetuem as contagens dos ativos, visto que já conhecem os bens e respectivas localizações. Como forma de garantir credibilidade nas informações e cumprimento dos procedimentos de inventário, fornecemos serviços de auditoria específicos para essas inspeções.
Executamos o trabalho de acordo com as Normas Profissionais do Auditor Independente (NBC PA) e Normas de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC TA 805), no qual se encontram disponíveis para consulta em: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/Default.aspx
Definição: Inventário Físico de Estoques é a apuração dos produtos / materiais que a empresa possui e que deveriam estar classificados em conta contábil específica no Balanço Patrimonial (um dos Demonstrativos Contábeis). Essa apuração é realizada através de inspeção física, ou seja, contagem de todos os itens e confirmação que o resultado obtido representa o total registrado no sistema de controles da companhia.
Como Trabalhamos: Nosso trabalho está segregado em duas linhas de negócios específicas, sendo: (a) realização do inventário físico; e (b) auditoria do inventário físico.
(a) Realização do Inventário Físico: Oferecemos serviços em que nós da Gaeta & Ozawa efetuamos as contagens dos estoques, sem que a empresa precise direcionar seus empregados para essa atividade.
Executamos o trabalho de acordo com as Normas Profissionais do Auditor Independente (NBC PA) e Normas de Serviços Correlatos (NBC TSC 4400), no qual se encontram disponíveis para consulta neste link (clique aqui).
(b) Auditoria de Inventário Físico: Diversas empresas preferem que os próprios empregados efetuem as contagens dos estoques, visto que já conhecem os bens e respectivas localizações. Como forma de garantir credibilidade nas informações e cumprimento dos procedimentos de inventário, fornecemos serviços de auditoria específicos para essas inspeções.
Executamos o trabalho de acordo com as Normas Profissionais do Auditor Independente (NBC PA) e Normas de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC TA 805), no qual se encontram disponíveis para consulta neste link (clique aqui).
Definição: Fraude é o ato intencional de um ou mais indivíduos da administração, dos responsáveis pela governança, empregados ou terceiros, que envolva dolo para obtenção de vantagem injusta ou ilegal.
Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TA 240), são características da fraude:
A1. A fraude, seja na forma de informações contábeis fraudulentas ou de apropriação indevida de ativos, envolve o incentivo ou a pressão para que ela seja cometida, uma oportunidade percebida para tal e alguma racionalidade (ou seja, dar razoabilidade a algo falso) do ato.
A2. A informação financeira fraudulenta envolve distorções intencionais, inclusive omissões de valor ou divulgações nas demonstrações contábeis para enganar os usuários destas. Ela pode ser causada pelas tentativas da administração de manipular os ganhos de modo a enganar os usuários das demonstrações contábeis, influenciando suas percepções do desempenho e da lucratividade da entidade. Essa manipulação de ganhos pode começar com pequenos atos ou com o ajuste inadequado de premissas e mudanças de julgamento pela administração. Pressões e incentivos podem levar tais atos a crescer a ponto de resultarem em informação financeira fraudulenta. Essa situação pode ocorrer quando, decorrem de pressões para atender as expectativas do mercado ou a um desejo de maximizar a renumeração baseada em desempenho, a administração assume posições que fazem com que as informações contábeis fraudulentas provoquem distorções relevantes nas demonstrações contábeis. Em algumas entidades, a administração pode ser motivada a reduzir os ganhos em valor relevante, para minimizar a tributação ou inflar ganhos para garantir financiamentos bancários.
A3. Informações contábeis fraudulentas podem decorrer do seguinte:
A4. Muitas vezes as informações contábeis fraudulentas envolvem a burla pela administração de controles que aparentemente estão funcionando com eficácia. A administração pode perpetrar fraude burlando controles por meio de técnicas como:
A5. A apropriação indevida de ativos envolve o roubo de ativos da entidade e, muitas vezes, é perpetrada por funcionários em valores relativamente pequenos e irrelevantes. Entretanto, também pode envolver a administração, que geralmente tem mais possibilidades de disfarçar ou ocultar a apropriação indevida, de forma difícil de detectar. A apropriação indevida de ativos pode ser conseguida de várias formas, incluindo:
Como Trabalhamos: Nosso trabalho consiste em realizar análises minuciosas e averiguação de todas as informações correspondentes aos indícios e/ou denúncias de fraude. Para cada caso elaboraremos uma estratégia específica para atendermos a real necessidade do cliente. Apresentaremos o resultado desse trabalho em Relatório específico e confidencial, no qual discriminaremos a conclusão, juntamente com propostas de melhorias para mitigarmos os riscos associados à ocorrência.
Nosso trabalho é realizado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicáveis aos trabalhos de Auditoria Interna.
As Normas Profissionais do Auditor Interno (NBC PI) e Normas de Auditoria Interna (NBC TI) estão disponíveis para consulta neste link (clique aqui)
SOLICITE UM ORÇAMENTO. RESPONDEMOS EM ATÉ 24 HORAS!