Assessoria é a prestação de serviços que possui como objetivo auxiliar e fornecer suporte aos clientes, de acordo com as necessidades apresentadas. A principal diferença para o trabalho de Consultoria é que na Assessoria existe uma contratação de mão de obra “temporária” para executar/fazer as próprias atividades da empresa.
A origem da palavra assessor vem do latim assessore, no qual significa que ou quem assiste ou assessora, adjunto, ajudante, assistente, auxiliar, pessoa que tem como função profissional auxiliar um cargo superior nas suas funções.
Definição: As demonstrações Financeiras são uma forma de prestação de contas aos usuários internos e externos, elaboradas com o objetivo de transmitir informações úteis para a tomada de decisões econômicas e avaliações, podendo ser utilizadas pelos credores e investidores para avaliação da situação patrimonial e geração de resultados da empresa. Os dados obtidos são base para cálculo de índices econômicos e financeiros, avaliação de riscos de negócio e de mercado, bem como evidenciam a grau de transparência das informações reportadas.
Instituto de Auditores Independentes do Brasil (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."
Atualmente, o conjunto completo das Demonstrações Financeiras é composto por:
- Balanço Patrimonial (BP): demonstra a posição financeira e patrimonial da empresa.
Possui como objetivo auxiliar os usuários das informações na identificação dos Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido, segregados por grupos de contas, conforme prazo e natureza da operação (Exemplos: Ativo: Caixa | Bancos | Clientes | Estoques | Investimentos | Imobilizado | Intangível / Passivo: Fornecedores | Empréstimos e Financiamentos | Impostos a Recolher | Salários a Pagar / Patrimônio Líquido: Capital Social | Reservas de Capital | Reserva de Lucros).
- Demonstração de Resultado do Exercício (DRE): apresenta o desempenho da empresa no exercício.
Possui como objetivo auxiliar os usuários das informações na identificação de lucro ou prejuízo no período através das Receitas, Custos e Despesas (Exemplos: Receitas: Vendas Internas | Vendas Externas / Custos: Matérias Primas | Produtos em Elaboração | Produtos Acabados / Despesas: Administrativas | Comerciais | Financeiras).
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): evidencia a movimentação das contas do patrimônio líquido durante o exercício, constituição e realização de reservas.
Possui como objetivo auxiliar os usuários na identificação da composição e movimentação do Patrimônio Líquido da empresa.
- A Demonstração do Resultado Abrangente (DRA): possui como objetivos apresentar os efeitos futuros no resultado que incorrerão na empresa, decorrentes de transações passadas e que não foram “encerradas” dentro do exercício social, ou outras variações que afetam o patrimônio líquido com transações não derivadas dos sócios, que não são ou ainda não foram reconhecidas na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE). Ou seja, enquanto a DRE evidencia resumidamente as transações efetuadas pela companhia para apurar o lucro ou prejuízo de determinado período, classificando as receitas, custos e despesas, a DRA aborda as mutações do patrimônio líquido que não representam receitas e despesas realizadas.
- Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC): demonstra a geração e consumo de recursos, refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa. Esse demonstrativo apresenta o montante de caixa recebido e gasto, segregado entre os ciclos de investimento, financiamento e operação. A DFC permite ao usuário observar como o caixa alterou de um período a outro, quais contas foram responsáveis pela alteração e qual foi o resultado obtido com cada atividade do fluxo.
- Demonstração do Valor Adicionado (DVA) - não é obrigatória, segundo as IFRS, mas recomendada pelo CPC 09, sendo obrigatória para as Sociedades Anônimas e Empresas de Grande Porte no caso brasileiro, em virtude da Lei 11.638/07: apresenta como a empresa gera, agrega e distribui valor. Esses dados são utilizados em avaliações dos índices de desempenho na geração da riqueza (mensurar a eficiência da empresa através dos fatores de produção), índice de avaliação do desempenho social (informando a distribuição da riqueza gerada aos empregados, governo, credores e acionistas).
- Notas Explicativas (NE): apresentam informações como: contexto operacional da empresa; base de preparação das Demonstrações Financeiras; principais políticas contábeis adotadas;, e dados complementares aos demonstrativos anteriores que são relevantes para entendimento e avaliação dos usuários.
Como Trabalhamos: Nosso trabalho é realizado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade convergentes com as Normas Internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB); e Normas Brasileiras editadas por necessidades locais.
As Normas Profissionais Gerais (NBC PG) e Normas Gerais (NBC TG) estão disponíveis para consulta neste link (clique aqui)
Definição: Os Relatórios Gerenciais são conjuntos de informações utilizados pelos gestores das companhias para auxiliar nas tomadas de decisões, seja no planejamento, monitoramento, definição de estratégias e até mesmo geração ou criação de valor. Esses arquivos são fundamentais como ferramentas de controle para evolução da empresa de acordo com o objetivo definido (Missão).
Como Trabalhamos: Nosso trabalho consiste em verificar a necessidade do cliente, analisar as melhores alternativas operacionais de mercado, processar as informações e também auxiliar em treinamentos para garantir a funcionalidade e efetividade das implementações.
Definição: Conciliação contábil é a conferência periódica dos saldos das contas registradas no Balanço Patrimonial da empresa com relatórios financeiros, gerenciais e respectivos documentos que originaram as transações. O objetivo desse controle é garantir que todas as operações sejam reconhecidas em contas contábeis específicas, de acordo com a natureza, período de competência e valor correspondente.
Como Trabalhamos: Nosso trabalho é realizado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade convergentes com as Normas Internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB); e Normas Brasileiras editadas por necessidades locais.
As Normas Profissionais Gerais (NBC PG) e Normas Gerais (NBC TG) estão disponíveis para consulta neste link (clique aqui).
SOLICITE UM ORÇAMENTO. RESPONDEMOS EM ATÉ 24 HORAS!